"Neste espaço divulgamos alguns recursos, que compõem as tecnologias de construção para Internet e possibilitam a interação com conteúdos educacionais."

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A importância da inclusão digital no ensino tradicional

Sou professora do Ensino Fundamental e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Como docente da Escola Municipal CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, reporto aqui a importância do uso da tecnologia por crianças e adolescentes nas instituições de ensino, como forma de auxiliar o processo da aprendizagem.
A tecnologia já faz parte do cotidiano da escola e é notório o avanço cognitivo dos alunos. Leciono no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e observo a eficiência do uso das informações presentes em jornais, revistas, televisão e internet para ampliar o conhecimento dos alunos.
Por meio do computador, buscamos trabalhar informações e edições de textos, com o objetivo de propiciar uma melhor aprendizagem, promover uma análise crítica da realidade e aprimorar o vocabulário e a escrita dos estudantes. E é digno de nota 10 o progresso deles, tanto no desenvolvimento de competências (individual e coletiva), quanto no interesse em aprofundar o conhecimento de temas relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
As aulas tratam de temas antes polêmicos, como desigualdade social, racismo, desestrutura familiar e corrupção governamental, além de ressaltar a importância de o aluno expor seus pensamentos e de lutar por seus direitos – o que vem aumentando a autoestima, a autonomia, o desenvolvimento cognitivo, o trabalho em equipe, o desenvolvimento da linguagem, a leitura e o raciocínio lógico. Tudo acaba em debates produtivos e, como diz nossa coordenadora, em produção textual.
Sinto-me orgulhosa ao ver o aprimoramento dos textos dos alunos, que agora se denominam “Escritores do Futuro”. Eles escrevem e debatem sobre diferentes temas e vêm recebendo elogios dos profissionais das oficinas e dos palestrantes.
Como já dizia Paulo Freire, a educação tem o papel de conscientizar o ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade. Por esta razão, apesar de eu ser uma docente que conta com a ajuda da coordenação e dos alunos para aprender mais sobre a era da tecnologia, acredito na inclusão digital como instrumento para a criança compreender o mundo e na importância de se aliar a tecnologia ao ensino tradicional.
Cláudia Marques
EM CIEP Dr. Adão Pereira Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo