"Neste espaço divulgamos alguns recursos, que compõem as tecnologias de construção para Internet e possibilitam a interação com conteúdos educacionais."

sábado, 26 de novembro de 2011

A Internet para apoio à pesquisa

          A WEB é uma fonte de avanços e de problemas.  Podemos encontrar o 
que buscamos, e também o que não desejamos. A facilidade traz também a 
multiplicidade de fontes diferentes, de graus de confiabilidade diferentes, de 
visões de mundo contraditórias. É difícil selecionar, avaliar e contextualizar 
tudo o que acessamos. 
A facilidade em postar mensagens na Internet é também uma das maiores 
fragilidades. Um texto que estava disponível ontem pode não o estar hoje. Uma 
página web que tinha um formato, pode aparecer no dia seguinte com outro ou 
com outro conteúdo. Por isso as normas bibliográficas exigem que se coloque 
a última data de acesso a Internet nas referências.
Num livro de texto a dificuldade de revisar as referências da WEB é muito 
maior. E quando um site  ou endereço muda é quase impossível comunicá-lo 
rapidamente aos leitores, a não ser pela própria Web ou aguardar uma nova 
reimpressão. Convém avisar os leitores da edição impressa que podem existir 
endereços web com erros, pela alta volatilidade das informações digitais. 
Também é importante manter uma página digital com atualizações e correções, 
para diminuir os problemas ocasionados pelas súbitas mudanças nas páginas 
da Internet. Faltam-nos campanhas educativas que esclareçam a população da 
fragilidade da  Internet, dos problemas que podem acontecer e das 
inconsistências mais recorrentes.                                                                                                                    
Aproveitaremos melhor o potencial da Internet, se equilibramos a rapidez e 
multiplicidade da informação com o necessário tempo de análise, de 
decantação, de reflexão. Se focarmos menos quantidade e mais qualidade da 
observação, da percepção, da comunicação. Se combinarmos a função de 
“radar” - que mapeia e descobre - com o de “focar” - que aprofunda e ilumina. 
Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber 
perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de  sites, 
de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os 
professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de 
investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e 
estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para 
os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento 
arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica 
contínua.
É importante que alunos e professores levantem as principais questões
relacionadas com a pesquisa: Qual é o objetivo da pesquisa e o nível de 
profundidade da pesquisa desejado? Quais são as “fontes confiáveis” para 
obter as informações? Como apresentar as informações pesquisadas e indicar 
as fontes de pesquisa nas referências bibliográficas? Como avaliar se a 
pesquisa foi realmente feita ou apenas copiada?
Umas das formas de analisar a credibilidade do conteúdo da sua 
pesquisa é verificar se ele está dentro de um portal educacional, no endereço 
de uma universidade, revista  especializada ou em qualquer outro espaço 
acadêmico reconhecido. Também é importante verificar de quem é a autoria do 
artigo ou da reportagem ou a credibilidade do veículo de divulgação.
Pensando mais nos usuários jovens e adultos, Nilsen e Morkes propõem 
algumas características que uma página da WEB precisa apresentar para ser 
efetivamente lida e pesquisada:
- palavras-chave realçadas (links de hipertexto, tipo de fonte e cor funcionam 
como realce); 
- sub-títulos pertinentes (e não "engraçadinhos"); 
- listas indexadas; 
- uma informação por parágrafo (os usuários provavelmente pularão 
informações adicionais, caso não sejam atraídos pelas palavras iniciais de um 
parágrafo); 
- estilo de pirâmide invertida, que principia pela conclusão; 
- metade do número de palavras (ou menos) do que um texto convencional. A 
credibilidade é importante para os usuários da WEB, porque nem sempre se sabe quem está por trás das informações nem se a página pode ser digna de 
confiança. Pode-se aumentar a credibilidade através de gráficos de alta 
qualidade, de um texto correto e de  links de hipertexto apropriados. É 
importante colocar links que conduzam a outros sites, que comprovem que há 
pesquisa por trás e que dêem sustentação para que os leitores possam checar 
as informações dadas.
Prof. Moran - 2011

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